Chega o mês de fevereiro e o futebol sul-americano volta suas atenções para a maior competição entre clubes do continente: a Libertadores da América. Em 2017, a disputa promete ser emocionante e com muitas surpresas, já que vários clubes brasileiros vem se reforçando e prometendo lutar pelo título. Mas afinal, quem é o favorito ao título da Libertadores 2017? Vamos analisar.

Comecemos pelos times brasileiros. Em 2016, o Atlético Nacional foi o grande campeão, mas desta vez é difícil apontar um favorito tão claro. O Corinthians, por exemplo, chega à competição com uma equipe sólida e já mostrou que sabe jogar sob pressão em competições de mata-mata. O Timão também tem a vantagem de jogar em casa todas as partidas da primeira fase.

O Palmeiras é outro candidato forte ao título. Campeão brasileiro em 2016, o Verdão não tem poupado esforços para montar um time competitivo também na Libertadores. Com jogadores como Borja, Guerra e Dudu, o time de Eduardo Baptista tem tudo para ir longe na competição.

Outro time que vem forte na disputa é o Flamengo. Mesmo com a saída de Diego, o Rubro Negro conseguiu manter a base que fez um bom campeonato brasileiro em 2016 e ainda trouxe reforços como Conca e Rômulo. Além disso, o técnico Zé Ricardo tem se mostrado um ótimo estrategista e deve ser um diferencial para o time carioca.

Por fim, temos o Grêmio, atual campeão da Copa do Brasil, que também é apontado como um dos favoritos à conquista da Libertadores. Com um elenco forte e muito bem treinado por Renato Gaúcho, o Tricolor Gaúcho deve ser uma pedra no sapato de qualquer adversário na competição.

Mas a Libertadores é uma competição imprevisível, e é sempre bom lembrar que outros times sul-americanos também podem surpreender. Equipes como Boca Juniors, River Plate e Atlético-MG, por exemplo, sempre são candidatas ao título e prometem dar trabalho aos times brasileiros.

Portanto, é difícil apontar um favorito absoluto. O que podemos afirmar é que a Libertadores 2017 tem tudo para ser uma competição emocionante e cheia de surpresas. Que comecem os jogos!